O que são medicamentos manipulados

Medicamentos manipulados são aqueles personalizados de acordo com demandas específicas identificadas pelo médico.

Somos bastante acostumados com medicamentos, mas em geral os que fazem parte do dia a dia são os medicamentos industrializados, que são fabricados em larga escala e com dosagens padronizadas. Existem, porém, medicamentos produzidos de forma mais personalizada. São os manipulados, também chamados de magistrais, feitos sob demanda em farmácias de manipulação. Ambos têm a mesma composição química e eficácia no resultado, apenas diferem quanto ao método de produção.

Os manipulados são usados em algumas situações específicas. Por exemplo, quando os industrializados não estão disponíveis nas drogarias, quando os medicamentos prescritos não contêm a dosagem exata indicada pelo médico ou quando o paciente tem alguma dificuldade para utilizar a forma tradicional em que aquele medicamento é produzido (comprimidos, cápsulas etc.). Por essa razão, a existência desse tipo de medicamento é vital para alguns grupos de pessoas com necessidades especiais: pessoas com intolerância ou alergia a determinadas substâncias; crianças que precisam de doses menores que as disponíveis em drogarias e idosos que não conseguem engolir comprimidos comuns.

Os recursos que a farmácia de manipulação oferece fazem a diferença em certos tratamentos. O médico pode associar duas ou mais substâncias em um só medicamento, diminuindo o número de remédios que o paciente precisa manejar, como no caso dos idosos. “A maioria dos pacientes idosos é polimedicada – ou seja, precisa tomar cinco, seis, até dez substâncias em um mesmo dia, em horários diferentes. Com isso, o risco de haver engano no uso ou esquecimento é enorme, reduzindo a eficiência do tratamento ou mesmo expondo ao risco de intoxicação”, explica Marco Fiaschetti, farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag (Associação Nacional de Farmácias Magistrais).

A manipulação pode beneficiar esses pacientes, preparando os medicamentos em várias formas farmacêuticas mais adequadas para cada caso, salvo algumas exceções bastante peculiar. Desde comprimidos sublinguais até pós para diluição, gotas, xaropes, cápsulas de diferentes tamanhos, cremes, géis, xampus, etc. “A farmácia de manipulação oferece uma gama maior de opções no que diz respeito à dose, à quantidade, à forma de apresentação (gotas, cápsulas, comprimidos, cremes etc.), à combinação de diferentes substâncias e à possibilidade de excluir da formulação itens que causem reações adversas ao paciente”.

Vale ressaltar que nenhum desses medicamentos é melhor que o outro, independente da sua forma. Em nenhuma circunstância o princípio ativo do medicamento é alterado, somente alguns dos demais componentes podem ser excluídos ou substituídos conforme a necessidade clínica. O médico faz a prescrição considerando o contexto de cada paciente, as questões farmacotécnicas, os efeitos colaterais e os riscos de interação medicamentosa.

Há receitas para todas as especialidades médicas, desde cosméticos a formulações de suplemento. Entre as especialidades que mais receitam medicamentos e produtos estão dermatologia, ortopedia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, clínica geral e ginecologia. Até mesmo alguns tipos de medicamentos usados no tratamento de câncer podem ser manipulados.

Os medicamentos magistrais só podem ser feitos em farmácias de manipulação, pois apenas esses estabelecimentos estão capacitados e autorizados a preparar formulações personalizadas. Periodicamente, são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Regionais de Farmácia.

Fonte: Drauzio Varella

Frio causa gripe ou resfriado?

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade Baylor, nos Estados Unidos concluiu que pegar friagem e ficar doente é coincidência.

O fato das pessoas ficarem mais resfriadas durante o inverno está relacionado aos vírus respiratórios que circulam em ambientes fechados e são mais ativos no inverno, e não por causa da temperatura.

Outro mito que merece ser esclarecido diz respeito ao sorvete.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sorvete também não causa resfriados. Então se você ficou doente depois de tomar um sorvetinho é porque já estava com o vírus no organismo.

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/drogariasolufarma.com.br/htdocs/wp-content/plugins/wp-simple-firewall/src/lib/vendor/fernleafsystems/wordpress-services/src/Utilities/IpUtils.php on line 120